Institucional

Criação da 8ª Região Eclesiástica

A instalação foi em cumprimento ao regulamento emitido pelo Colégio Episcopal, tendo em vista a decisão da Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM) reunida em 29 de maio, que aprovou o desdobramento da 5ª Região Eclesiástica (5ªRE) em duas regiões. 

Decisões conciliares – foi no 19º Concílio Geral da Igreja Metodista realizado em Brasília/DF, em Julho de 2011, que o processo de expansão missionária foi retomado por meio da multiplicação das regiões em nova regiões.

Dois anos mais tarde, no 41º Concílio Regional da 5ª RE realizado em 2013, em consonância com as decisões conciliares e conforme o mandamento bíblico, decidiu pela criação da “Sub-Região Missionária Centro-Oeste (SRMCO)”, conforme o Plano Regional de Ação Missionária (PRAM), aprovado no referido Concílio. 

Citando um dos exemplos dos muitos frutos do avanço missionário, no último biênio, a SRMCO implantou três Campos Missionários Sub-Regionais, por meio de parcerias missionárias entre os distritos, igrejas (Asa Norte 406, Asa Norte 906, Asa Sul, Central em Goiânia) e região. 

Três famílias missionárias foram enviadas e iniciaram a missão metodista em cidades estratégicas, escolhidas dentro da visão do Plano Nacional Missionário (PNM): Gurupi (TO), Valparaíso (DF) e Porangatu (GO). Este avanço missionário está alcançando uma população de aproximadamente 300 mil habitantes.

História – há 60 anos, em 1955, o 7º Concílio Geral da Igreja Metodista decidiu pela multiplicação da Região Centro, transformando-a em duas, formando daí a 5ª RE. No livro Atas e Documentos do Concílio Regional, que originou a 5ª RE, há um documento histórico, dando abertura ao livro que diz: “Continue o Senhor a abençoar a Igreja Metodista do Brasil para que, por esse processo de divisão ela se multiplique em nossa terra e, muito breve, vejamos outras tantas regiões eclesiásticas ocupando novos Estados e Territórios da União, até que, por todo o Brasil, soe a voz do Evangelho pela palavra dos pastores e leigos da Igreja Metodista”. (Atas e Documentos do XXVI Concílio Regional do Centro, p. 7/1956). 

A última multiplicação da 5ª RE aconteceu em 1965, dando à luz a 6ª RE (fusão de parte da 5ª RE e da 2ª RE). Depois disto, neste período, o sonho de nova multiplicação da 5ª RE continuou sendo alimentado por algumas iniciativas, como por exemplo, a do distrito de Brasília/Centro-Oeste apresentada como proposta em diversos concílios regionais e nacional. 

Neste ano, a Coordenação de Missionária Regional (COREAM) da 5ª RE, sob a presidência do revmo. Bispo Adonias Pereira do Lago, após apresentação do relatório missionário dos Superintendentes da SRMCO, pelo SM da Sub-Região – Rev. Edinei Reolon, em que propôs a instalação de um processo visando a futura autonomia da SRMCO, decidiu pela multiplicação da região (autonomia da Sub-Região). 

Depois de ouvidas as igrejas locais por meio dos distritos e suas lideranças, a COREAM encaminhou a proposta a COGEAM e Colégio Episcopal que, dando parecer favorável, emitiu o seguinte documento: “A Coordenação Geral de Ação Missionária – COGEAM, reunida em 29 de maio, aprovou o desdobramento da 5ª Região em duas regiões, com extração das unidades federais: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, do território regional para formação da nova região, sendo denominada 8ª Região Eclesiástica”. 

Centenas de metodistas (delegados e visitantes) integraram o Concílio de Instalação presidido pelo revmo. bispo Adonias Pereira do Lago, tendo como bispo convidado o revmo. bispo José Carlos Peres (3ªRE) representando o Colégio Episcopal, na ocasião. Juntos, o povo de Deus celebrou tão grande vitória do Evangelho. A Ele, O Senhor da Igreja, toda Glória, Honra e Poder!